Escolha do dia 25 de dezembro está intimamente ligada ao ciclo da natureza. No hemisfério norte, parte do mundo onde foram estabelecidos esses usos e costumes, Dezembro é o mês do frio, o início do inverno.
O inverno começa no dia 21 de dezembro e a partir de então, finalmente, o Sol começa a ganhar força e os dias começam a prevalecer sobre a noite.
Por isso, o Sol, na antiguidade, era celebrado nesse período. Existia uma festa que se chamava "Dies Natalis Solis Invicti (dia do nascimento do Sol Invencível), que provavelmente era celebrada no dia 25 de Dezembro.
Quando os cristãos se tornaram fortes, quiseram substituir a festa que se fazia ao Sol pela festa para comemorar o nascimento de Cristo, instituindo assim o Natal.
Ressurreição e Páscoa
A data da Páscoa também é ligada aos astros, mas nesse caso à Lua. Tem também conexão com as estações: invés do inverno, está ligada ao início da Primavera, que no Hemisfério Norte começa no dia 21 de março.
Em poucas palavras, a festa da Páscoa para os cristãos se realiza no domingo depois da primeira lua cheia que acontece a partir do dia 21 de março.
Essa é a razão da "mobilidade" da festa da Páscoa, caindo em dias diferentes em cada ano, entre o dia 22 de março e 25 de abril (se 20 de março é lua cheia, precisa esperar a próxima, que será dia 18 de abril e se esse dia 18 de abril for domingo, a páscoa se celebra no domingo seguinte, dia 25 de abril). É uma convenção definida há muitos séculso, no Concílio de Niceia, no IV século.
Nenhum comentário:
Postar um comentário