Este mapa tenta mostrar o universo visível inteiro. As galáxias no universo tendem a reunir-se em folhas vastas e super aglomerados de galáxias que cercam os grandes vácuos que dão ao universo uma aparência celular. O universo contém também dezenas demilhares de quasars, estes são os núcleos de galáxias extremamente ativas, muitas das quais são visíveis nos limites do universo. Note que nós vemos objetos no limite do universo como eram quando o universo era 14 bilhões de anos mais novo.
O verdadeiro tamanho do universo provavelmente é muito maior que o do universo visível. A geometria do unverso sugere que ele tenha um tamanho infinito e que se espandirá eternamente. Mesmo que o universo não seja infinito, nosso universo visível deve ser apenas uma pequena parte de uma totalidade maior.
Hubble Deep Field (visão profunda do Hubble)
Imagem mais profunda registrada pelo Hubble Space Telescope até hoje. |
Em dezembro 1995 o telescópio espacial Hubble foi apontado, por 10 dias, para uma área vazia do céu na área da Ursa Maior. Produzindo uma das mais famosas imagens da astronomia moderna - a Hubble Deep Field. Uma pequena parte dela é mostrada aqui. Quase todos os objetos nesta imagem são galáxias que se encontram entre 5 e 10 bilhões de anos-luz de distância. As galáxias são mostradas em suas cores e formas naturais, algumas são novas e azuis, enquanto outras são velhas, vermelhas e empoeiradas.
Uma Fatia do Universo
Coletando milhares de galáxias distantes, é possível produzir uma fatia do Universo, como esta abaixo, da página 2dF Galaxy Redshift Survey, o qual mostra o Universo a uma distância de até 3,5 bilhões de anos-luz, embora não sejam coletados muitos dados para galáxias além de 3 bilhões de anos-luz. Este tipo de imagem mostra como as galáxias se aglomeram de forma uniforme em escalas maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário