Páginas

Número de Visitas

Seguidores

Olá amigos!

Acreditamos que há uma outra história da humanidade a ser contada. A maioria dos posts baseiam-se nos estudos dos meus autores preferidos.

Cito alguns: Zacharia Sitchin, J. J. Benitez, Robert Bauval, Graham Hancock, Erich Von Daniken, entre outros.

Com o desaparecimento da biblioteca de Alexandria uma grande parte da nossa história foi perdida, mas com a descoberta da biblioteca do rei assírio Assurbanipal, parte dela foi recuperada para nos trazer um pouco mais de luz sobre a historia da humanidade. Mais info aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Ninive

VXCarmo

quinta-feira, 5 de maio de 2022

A Origem Judaica dos Brasileiros

 


Anussim - termo empregado na literatura rabínica para designar os judeus convertidos à força, ao Islã ou ao Cristianismo.

Muitos brasileiros desconhecem a história dos seus antepassados, mas os que  pesquisam descobrem uma história fascinante sobre os seus ancestrais e suas origens Judaicas.

Os anussim foram especialmente numerosos na Europa cristã (na Espanha, desde 1391, e particularmente em 1492, quando se intensificaram as conversões forçadas; em Portugal em 1496).

Os cristãos-novos ibéricos (portugueses/espanhóis), forçados à conversão entre 1391 e 1497, são frequentemente identificados também como criptojudeus ou judeus marranos. 

Judeus portugueses vieram para o Brasil no ano de 1500, assim podemos afirmar que seus descendentes já vivem no Brasil por quase 500 anos. 

Na própria expedição de Pedro Álvares Cabral já aparecem alguns judeus, dentre eles, Gaspar Lemos, Capitão-mor, que gozava de grande prestígio com o Rei D. Manuel. 

Afinal, os judeus ibéricos, como qualquer outro judeu da diáspora, procuravam um lugar tranquilo e seguro para ali se estabelecer, trabalhar, e criar sua família dignamente.

É interessante notar os sobrenomes dos capitães da Armada de Pedro Álvares Cabral:

Pedro ÁLVARES Cabral

Pedro de ATAÍDE

Nuno Leitão da CUNHA

Sancho de TOVAR

Simão de MIRANDA

Nicolau COELHO

Bartolomeu DIAS

Luiz PIRES

Aires GOMES DA SILVA 

Simão de PINHA

Diogo DIAS

Gaspar LEMOS

Vasco de ATAÍDE

Uma observação importante é que dos treze sobrenomes citados acima, onze foram adotados pelos cristãos-novos. Seria isto uma coincidência? Ou uma clara evidência de fuga daqueles que aproveitaram a situação para deixarem Portugal, fugindo das regras inquisitórias?

Lista de sobrenomes

https://bit.ly/3LSgi9N

Fonte:  pesquisa de Marcelo M. Guimarães

Associado Efetivo do IHGMG- Cadeira 39 – Engenheiro Industrial, Escritor, Teólogo e Conferencista. Fundador do primeiro Museu da História da Inquisição no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!

Twitter