A partir de 2020 cada cidadão chinês terá uma pontuação de crédito social que poderá subir ou descer baseado no seu comportamento.
Nenhum país pratica mais autoritarismo no mundo do que a China. Pense num sistema que já pode controlar além da sua movimentação financeira até o comportamento dos cidadãos... a forma como se expressam na internet, o que compram, pra onde viajam, com quais amigos costumam sair, quais filmes gostam de assistir, e livros que gostam de ler.
Se atravessam a rua fora da faixa o sistema de vigilância de pedestres lhe dará um aviso e por reconhecimento facial o pontuará numa base de dados. Se passear com seu cachorro sem a guia também poderá ser notificado. O sistema pode penalizar com diminuição de créditos qualquer cidadão independente do nível socioeconômico e restringir o seu acesso a qualquer serviço do governo.
Os cidadãos com menos créditos sociais não poderão inclusive ter contato pelas redes sociais com cidadãos menos pontuados. Não poderão nem comprar passagens de avião e nem de metrô.
O sistema 666 do Apocalipse já está operando na China silenciosamente e será inspiração para todos os outros sistemas de controle e monitoramento social que serão implantados no mundo de forma global algum tempo no futuro. Assista o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário